quinta-feira, 5 de março de 2009

Olharexia


Já ouviram falar em anorexia ao contrário? Não sei se já há nome para isso mas existe muita gente com esse problema. Vamos-lhe chamar de olharexia, ok?
A olharexia é a capacidade de nos olharmos ao espelho e em vez de vermos um porco ou porca com banha e gordura a sair por tudo o que é poro, vemos um corpo esbelto e esculturado, que "sim! não é perfeito apenas porque não andamos no ginásio".
Há um casal meu conhecido que sofre desse problema e o pior é que ambos padecem da mesma patologia.
Ela tem dimensões exageradamente enormes, isto quer dizer que ela é gorda que mete dó. Ele olha para ela como se ela fosse uma Renée Zellwegger no segundo Bridget Jones, "bem constituída e sexy". Aliás ele chega mesmo a mostrar uma foto da altura do secundário dela, para mostrar aos conhecidos o quanto a sua namorada é jeitosa
No fundo eles irritam, metem mesmo raiva porque se eu sou alguém que costuma ter cuidado com a sensibilidade dos outros, também sou alguém que detesta hipocrisia e eles são no mínimo dois estúpidos hipócritas.
Eles são o tipo de casal que goza com mulheres mais cheiinhas, que goza com quem faz desporto, que goza com quem se rege pelos padrões de beleza actuais, simplesmente porque ela e ele consideram que ela é uma mulher "bem boa" quando na verdade não é (antes pelo contrário).
Escusado será dizer que o rapaz tinha a alcunha de "Chapas" a qual lhe foi dada, segundo ele, por ele ser bruto como um chaparro a jogar à bola. Algo em que eu não acreditei muito, devido à análise que fiz da personalidade dele, chegando à conclusão de que ele só poderia ter uma chapa no cérebro. Esse facto justificava a alcunha de "Chapas" e algumas atitudes da personagem.
Fiz mesmo questão de provar a minha teoria ao colocar uma placa de íman (daquelas que se utilizam nas bombas de gasolina a dizer que está fora de serviço) junto à cabeça dele. Eu esperava que a placa magnetizasse na zona do seu lóbulo frontal mas não, e assim provei que de facto ele era apenas parvo.
Resumindo, claro que gordos ou magros, esculturais ou flácidos o que interessa é estarmos contentes com nós próprios, mas por favor ser pretensioso é que não, já que este é um dos defeitos mais frequentes nos "loucos que conheci".

1 comentário:

Anónimo disse...

Se chama gordorexia, é uma patologia nova e já é reconhecida. A pessoa pode até achar que está acima do peso, mas não se vê como obesa e sempre que se vê no espelho enxerga uma pessoa atraente e perfeita.