segunda-feira, 13 de abril de 2009

Perito em coisa nenhuma


Detesto pessoas que se acham especializadas em tudo, desde dança, a música, a política ou futebol. Acham que podem criticar tudo como se fossem os donos da verdade, porque se de facto podem opinar é importante saberem os seus limites.
Estão a ver aquelas pessoas que numa simples aparição de um músico famoso qualquer, num supermercado, o abordam para lhe dar conselhos sobre a sua música ou estilo? É mesmo esse tipo de pessoas de que falo.
A sua loucura demonstra-se em meras observações de quem os acompanha, seja amigo ou apenas conhecido, e a sua insanidade é despoletada por apenas uma frase.

Exemplo fictício: -Adoro o CD do Jason Mraz.
Reparem que a frase não foi "-Gostas do Novo CD do Jasos Mraz?", mas o louco que acha que entende de tudo iniciará uma longa dissertação crítica sobre o estilo surfista e despreocupado do artista em questão, e de que "-Realmente ele está a copiar algo que se fez no passado." (hello!!! a música já foi toda inventada, portanto não estás a dar novidade nenhuma) e de certeza que terminará a sua monstruosa argumentação com ele próprio, dizendo que "-O Jason Mraz é um músico medíocre e que em vez de Ukeléle devia de tocar guitarra".

Entre os loucos que conheci (e que conheço) tenho vários exemplos, desde uma pessoa que fez uma demonstração de fado porque achava que tinha uma grande voz (apenas porque alguém lhe disse que tinha cantado nas tunas), até uma pessoa que acha que só porque tirou um curso de dança (não falamos aqui de licenciatura, falamos de um curso privado sem habilitações reais) acha que está habilitada a ser dançarina, até um rapaz que iniciava qualquer argumentação com a frase "não, eu acho que não é bem assim" por muito que lhe tenhas dado argumentos históricos, matemáticos ou outros quaisquer que apresentassem factos exactos.
Não, meus amigos!! A estes loucos é impossível de contrariar, é impossível de os desmentir, é impossível de contra-argumentar, a razão está sempre do lado dos especialistas de coisa nenhuma, dos peritos de obras feitas. Esta loucura anda de mãos dadas com a mentira compulsiva, mais tarde explicarei porquê...

1 comentário:

Rui Costa disse...

o que dizer destes loucos?!
Começo a concluir que é uma sub-espécie humana tipicamente portuguesa.

Conhecidos como treinadores de bancadas estes loucos pensam que sabem tudo, mas esmifrando um pouquinho uma pessoa minimamente inteligente conclui que eles são ocos e nada sabem.

é isto no entanto que dá alegria e vida ao nosso pequeno país cheio de grandes opiniões.