quinta-feira, 23 de abril de 2009

Jean Claude Van Damme i'm good

Durante o tempo que vivi em Angola tive alguns encontros com os loucos mais loucos que alguma vez conheci. Esta é a história mais engraçada de que me lembro:

Estava eu e uns amigos no Mussulo a conversar, enquanto apanhávamos uns banhos de sol, quando vem um pescador ter connosco. Este personagem estava completamente grogue (fosse da bebida fosse da liamba) e, como mandam as regras da boa educação, berrou:
-Bom dia!! (ninguém respondeu, pois estávamos todos a conversar e muita gente nem ouviu)
-Bom dia pulas!! (pulas significa branco e, digamos, que não é um termo de boa educação, era como se eu dissesse "-Bom dia pretos")

Mas eu e outro amigo lá respondemos:
-Bom dia!!

Ele olha para mim e começa:
-Xé!!! Não estão na praia a pescar, é só ir buscar uma linha e meter na água em vez de estarem aqui sem fazer nada!!

Eu digo:
- Não pá!! Estamos aqui a descansar só.

O pescador:
-Vocês devem de ser espanhóis. E não disseram logo bom dia porquê? Eu sou angolano e Angola é nossa!! (disse ele já um pouco exaltado)

O meu amigo Tó Zé tentou acalmá-lo:
-Nós nem ouvimos, não percebes isso?

Eu:
-Vá não te chateies não te ouvimos pá!

O pescador:
-Vêm para aqui estrangeiros... Mas os piores são os chineses, esses fazem uma obra e nem temos de lhes pagar, só comida e bebida!

Às tantas porque ele nunca mais se calava, o pessoal começa-se a ir embora e ele vem a trás de nós a chatear, mas ninguém lhe ligava, até que eu me aproximo dele e ele começa:
-Xé!! Tu és gajo muito calmo, tinhas jeito para actor de hollywood... Fazes-me lembrar o governador da Califórnia, o Van Damme.

Quando ele disse isto, eu contive o meu riso e o Tó Zé também, mas ele lá continuou.
-Verdade!! Tu és muito boa pessoa, tu és quase Jesus Cristo... dá lá aí uma cerveja!

Sem comentários: